Adão e Eva serão ressuscitados?

Adão e Eva serão ressuscitados?

Muitos estudantes da Bíblia sinceros acreditam que Adão e Eva serão ressuscitados. Será que a Bíblia afirma isso realmente?

Podemos analisar as palavras de Jesus em Lucas 11:50,51. Lemos: “para que o sangue de todos os profetas, derramado desde a fundação do mundo, seja cobrado desta geração, desde o sangue de Abel até o de Zacarias, que foi morto entre o altar e a casa. Sim, eu lhes digo, será cobrado desta geração”.

Jesus quando falou sobre a fundação do mundo, associou-a ao tempo de Abel e não a Adão, mostrando assim que a ressurreição começaria com Abel, o primeiro homem justo.

Muitos ainda dizem “mas é que Adão foi criado diretamente por Deus, esse texto mostra apenas os que vieram após Adão”. Isso é irrelevante, porque se fosse assim teria que ter posto como fundador Caim, já que ele foi o primeiro ser humano que não foi criado diretamente por Deus.

Mas porque nem Adão e nem Caim são associados ao tempo da fundação do mundo, como pessoas de quem se deva cobrar o sangue? Vamos fazer um paralelo com o pecado de Adão com o de Caim.

  • Adão: Jeová avisou que se ele pecasse teria conseqüências, “Mas, quanto à árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau, não coma dela, porque, no dia em que dela comer, você certamente morrerá.” – Genesis 2:7
  • Caim: Jeová avisou que aquele ira dele teria conseqüências, “Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.” – Gênesis 4:7

Ambos cometeram o pecado deliberado, e a Bíblia diz que  “se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários” – Hebreus 10:26,27

Adão e Caim receberam diretamente as instruções de Jeová e ambos escolheram pecar propositalmente contra o espírito santo de Jeová. Jesus disse sobre esse assunto: “Portanto, eu vos digo: “Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. “E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro”. (Mat 13:32)
Por pecarem contra espírito santo eles não terão perdão, e portanto, não serão ressuscitados. A ressurreição não é para todos, pois Lucas 20:35 diz que é apenas para os “dignos de alcançar”.

Alguns usam Tito 2:11 para dizer que Adão e Eva serão ressuscitados: “Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens”.

Será que isso significa que realmente todas as pessoas terão a ressurreição? O termo “todos os homens” não significa literalmente “todas as pessoas”, mas sim significa pessoas “de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas” conforme Apocalipse 9:7. A Bíblia até diz que terão pessoas que não herdarão o reino de Deus conforme 1 Coríntios 6:9. Então esse texto não prova que Adão e Eva serão ressuscitados.

Outra argumentação é que, Deus usou o cordeiro para purificar Adão e Eva do pecado. Será?

Usam o texto de Gênesis 3:21 com Apocalipse 18:3. Vejamos:

“E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu” – Gênesis 3:21

“E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” – Apocalipse 13:8.

Antes de qualquer coisa o texto de Gênesis diz apenas que foi usado a pele de um animal, não diz que foi cordeiro, jacaré, cobra etc… podia até ser o pele de um animal morto, então dizer que foi um cordeiro usado é ir além do que esta escrito. (1 Coríntios 4:6)

Em Apocalipse sabemos que o Cordeiro é Jesus Cristo (João 1:29), e que o rolo da vida em Apocalipse 13:8, é um livro simbólico com o nome daqueles dignos de ganhar a ressurreição. (Veja também Apocalipse 20:12,13)

Como já dito, a fundação do mundo começou a partir de Abel, e desde o tempo dele um “reino foi preparado” para todos os leais inscritos no rolo da vida. Isso esta em harmonia com o que Paulo escreveu em Hebreus 11, colocando os que foram fieis a Deus começando com Abel.

Sendo assim, juntando toda essa análise se comprova mais uma vez que a ressurreição futura começará com Abel e não com Adão e Eva.

O que dizer de Hebreus 9:27,28?

“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.”

Muitos acreditam que Adão e Eva foram predestinados a morrerem antes mesmo de serem criados. Mas se considerarmos o contexto deste texto veremos que está se referindo ao serviço sacerdotal, “Cristo veio como sumo sacerdote”, mas que, depois de sua morte e ressurreição, ele “entrou, não num lugar santo feito por mãos, . . . mas no próprio céu, para aparecer agora por nós perante a pessoa de Deus”. (Hebreus 9:11, 12, 24)

Será que este sacrifício teria de ser repetido? Não. Cristo “se manifestou uma vez para sempre”. (Hebreus 9:25, 26; Romanos 6:9)

Então Paulo estava fazendo um contraste entre o sacrifício pelo pecado feito pelo sacerdote no Santíssimo e a morte sacrifical de Jesus. Sendo assim, não podemos aplicar a predestinação à Adão e Eva!

E, se levarmos ao ‘pé da letra’ que “aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo”, o que dizer de Lázaro, Tabita, a filha de Jairo? Todos estes morreram duas vezes.

Com base nos fatos aqui apresentado podemos concluir que Adão e Eva não receberão a ressurreição!

Anúncios

6 comentários sobre “Adão e Eva serão ressuscitados?

  1. JOÃO disse:

    E onde está na bíblia que afirma essa sua dedução?
    Essa sua afirmação é especulação,nada mais!
    Meu amigo,sua interpretação é completamente tendenciosa. Vc que está indo além do que está escrito.
    Mostre-me onde está escrito que Adão pecou contra o Espirito Santo de Deus? Eu lhe desafiou!
    Vc citou o texto de hebreus 11, e esqueceu-se de que lá também está Moisés que recebeu diretamente de Deus a ordem para honrá-lo perante a Assembleia dos filhos de Israel, contudo não o fez. Se pecar contra o espirito santo é pecar deliberadamente, após receber orientação de Deus, então Moisés não poderia estar no capitulo 11 de hebreus, meu amigo!
    Um outro exemplo é o caso de Sansão, este também pecou contra Deus, no entanto, mesmo na morte recebeu o espirito santo de Deus que lhe devolveu as forças, provando assim que aquele havia recebido o perdão Deste. Portanto, meu amigo, vc está extrapolando em suas conclusões, vc está indo além do que está escrito.
    E que dizer do maior pecador de todos: Davi! Davi conhecia a lei, foi ungido com o óleo santo dos profetas, era orientado pelo próprio Deus na pessoa de profetas como Natã, contudo o que fez Davi?
    Mentiu, matou, fornicou, desejou a mulher do próximo, Sansão e Moisés não fizeram metade desses pecados. Entretanto, é dito na bíblia que Davi era um homem segundo o coração de DEus. E ele está entre aqueles homens de fé.
    Portanto, meu amigo, infelizmente, vc se equivocou de fato ao dizer que Adão e Eva não serão ressuscitados. Porque são coisas como essas que nem eu e nem vc podemos estar especulando. Elas cabem a Deus decidir. É Ele o dador da vida e somente Ele decide a quem dá-la.
    Quem pode medir a misericórdia de um Deus que auto se intitula como infinito em misericórdia?
    Lembre-se do conselho bíblico: A maneira de Deus vê não é a forma que os homens veem. O homem olha segundo o que lhe parece, mas Deus examina os corações.

    Curtir

  2. JOÃO disse:

    Realmente, vc tem razão nesse ponto, quando diz que eles eram perfeitos!
    Porém, em nenhum momento seu artigo menciona que o motivo de Adão e Eva não serem ressuscitados no futuro tenha sido a questão de serem perfeitos e terem pecado deliberadamente. Isso é tanto verdade que vc, relacionou Adão e Caim juntos, percebeu? Vc atrelou a perda do direito à ressurreição ao ato de deliberadamente pecarem e não a sua condição de perfeição. E, nesse caso, Caim não era perfeito. Em outras palavras, vc quis dizer que se um homem perfeito pecar deliberadamente contra o espirito santo morrerá, e se um homem imperfeito pecar da mesma forma também morrer´.
    Sem falar que vc fundamentou toda sua tese em cima de pessoas imperfeitas. Em Hebreus 11, só há pessoas imperfeitas.
    A condição de perfeito ou imperfeito não importa quando se peca contra o espirito santo. Se pecar não terá perdão. As palavras de Jesus é clara, nelas não vemos nenhuma ressalva quanto a isso.
    Quando Jesus menciona Abel não significa que a ressurreição começaria com Abel e que Adão e Eva não teriam esse direito. Não tem como extrai uma conclusão dessas a partir dessas palavras. Antes o que elas querem dizer que Abel foi a primeira pessoa que fora assassinada, daí o motivo de o mencionar. Veja que Jesus menciona que não só o sangue de Abel seria exigido, mas também de todos os fiéis que foram mortos depois dele. Se vc interpretar de forma contrária, vc excluiria da ressurreição as possíveis irmãs de Abel.
    E lhe vou dizer mais, vc diz que Adão e Eva sendo perfeitos pecaram deliberadamente, entretanto, vc esqueceu também de um outro detalhe: o apóstolo Paulo diz que Eva havia sido enganada, enquanto que Adão não. Assim, não se pode aplicar a mesma regra a quem fora enganado.
    Mas, o mais importante que quero destacar, meu caro, é que não dá para nós insistirmos em um tema muito subjetivo, pois não há elementos concretos que possamos de dizer com toda a certeza se este ou aquele será ressuscitado. Tudo depende da misericórdia de Deus. Confirmar qualquer coisa em sentido contrário, seria presunção, seria ir além do que está escrito!
    Pegar um texto ali e acolá em contextos totalmente desconexos e emendá-los com deduções, não é a correta interpretação.
    Uma regra super básica quando estudamos interpretação de texto é não irmos além do que o autor escreveu.
    Essa especulação, até admito que seja interessante e que aguça nossos raciocínios, mas de forma alguma devemos bater o martelo e dizermos que isso seja real. Ela ficará sempre no campo da suposição e nada mais.

    Curtir

    1. O Defensor do Reino disse:

      Respeitamos o direito que tem a ter suas opiniões.

      Sobre o artigo, várias pessoas fazem parte desse grupo e as vezes, um menciona um ponto que o outro as vezes deixou em branco.

      Respeitamos a tua opinião embora não concordemos com ela. Ainda cremos que Adão e Eva decidiram se juntar a Satanás na rebelião contra a soberania de Deus.

      Se o Diabo e o seus demônios serão condenados, porque o casal humano perfeito não?

      Bem, pensamos assim. Respeite nossa opinião assim como respeitamos a sua.

      Mas este não é um assunto doutrinal importante para a fé ou a salvação. Nisso concordamos. Mas é um assunto que gera curiosidade. Caso eles sejam ressuscitados, não tem problema algum pra nós. Valeu

      Curtir

  3. JOÃO disse:

    Minha intenção não era discordar por discordar, apenas quis mostrar que não podemos bater o martelo em tudo que está escrito na bíblia, porque há coisas que estão muito abertas. Elas dependem de várias variáveis ou situações e Daquele que manipula todas elas.
    Eu não disse que suas argumentações estão erradas, porém elas não podem ser ditas a outros como sendo uma doutrina a ponto de serem ensinadas e absolvidas.
    Quanto a Se o Diabo e o seus demônios serão condenados, porque o casal humano perfeito não?
    Primeiro porque como já disse Eva foi enganada, assim não seria justo condenar alguém que fora enganado e se foi enganada não errou com intenção de fazê-lo, mas por induzimento. Segundo, a perfeição humana difere em muito da humana. E aí aplico o que foi dito por vc anteriormente: quanto mais alto maior é a queda. Como os anjos estão em uma situação mais privilegiada que os humanos, então nada mais justo que dar-lhes um julgamento mais duro que os humanos.
    Por isso que digo, há assuntos que são muito subjetivos. Vc pode apresentar argumentos que mostrem a fragilidade dos meus, porém, outra pessoa pode novos argumentos que fragilize tanto os meus quanto os seus. Tudo dentro da bíblia e com um pouco de razão. Quem vai estar certo? Ninguém!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s